Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pequeno e economico chalé






Construído em 6 meses por R$ 25 mil, o chalé se transforma no desejado refúgio branco no meio de mata nativa no interior paulista.

A moradia fica num ponto com ótima vista. O paisagismo
- com pergolados, plantas e muros de pedra - evitou descaracterizar o lugar.

Deus deu uma mão; o arquiteto, outra. Assim nasceu o chalé do Sítio Jequitibá, numa área de 135 mil m2 na região de São Carlos, SP. Como havia ali nascentes de água, mata nativa, fauna e morros com visão privilegiada, o profissional procurou ser o mais discreto possível para complementar a obra. Empenhado ainda em torná-la barata e elegante, iniciou a construção com blocos estruturais de concreto armado, reduzindo despesas com fôrmas e madeiramento. Em seguida, elaborou uma lista de materiais de acabamento (piso, louças, metais) de preço baixo, sem abrir mão da qualidade. "A idéia era edificar um ambiente aconchegante, porém despojado", explica o arquiteto paulista Leandro Rodolfo Schenk, que trabalhou com a esposa e sócia, Luciana Schenk. Ele recrutou mão-de-obra no próprio lugar, fez encomendas em cidades vizinhas e literalmente não carregou nas tintas. "Apenas valorizei o que já existia", diz.
Dicas de economia
Alvenaria estrutural. Feitas com blocos de concreto armados com ferro na obra,
as paredes sustentam a cobertura. O sistema requer boa mão-de-obra.
Blocos aparentes. Eles receberam apenas pintura acrílica no acabamento, interna e externamente. Nada de massa ou reboco.
Mão-de-obra local. Escolheu-se um mestre-de-obras bastante capacitado da região
e ele recrutou os trabalhadores na cidade.
Acabamentos em oferta. Pisos, louças e metais são de primeira - mas de linhas em promoção.
Azulejos a meia-altura. No banheiro e na cozinha, eles forram a metade das paredes; acima disso, há reboco e pintura. Isso permitiu cortar os blocos e embutir a hidráulica sem complicações.
Elétrica escondida. Além de passar pelo forro, os conduítes cruzam o chalé dentro dos blocos de concreto e sob o piso. O arquiteto julgou mais econômico fazer assim do que usar canaletas aparentes, de tubo galvanizado.
Nichos. O guarda-roupa e o nicho da geladeira e da despensa são feitos com blocos e lajes de concreto armado, rebocados e pintados.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um mar de conchas









se parou de pedalar vamos reciclar




















Mais mosaicos











Espelho mosaico com flores

Materiais e ferramentas necessários
base de madeira, 30 x 30 cm, de preferência OSB (painel de partículas orientadas)
azulejo de espelho redondo, 20 cm de diâmetro
azulejo de espelho quadrado, 30 cm de comprimento
ímans em forma de flor, bem como flores de geleca, ou outra coisa que criatividade mandar.

cerca de 200-250 g de argamassa de revestimento
cerca de 30 g de pigmentos (opcional)
cortador de vidro
alicate de corte
compasso
cola de madeira (Weldbond ou silicone)

1. Coloque o azulejo de espelho redondo no centro da base de madeira e cole-o com silicone. No meu exemplo coloquei à volta do espelho redondo uma corrente de esferas que comprei numa loja de bricolagem. Mas poderá utilizar outra corrente ou pode optar por não colocar nada.
2. Com silicone cole tantos contra-ímans quantos quiser em diversos locais na base. Mas atenção! Os ímans não podem ser colocados demasiado perto uns dos outros, senão chocam descontroladamente! Enquanto o silicone não secar, também não pode colocar nenhum objecto magnético perto destes ímans.
3. Corte a partir do azulejo de espelho quadrado quatro pedaços de espelho para os quatro lados da madeira e cole-os, novamente com silicone, em cima da madeira. Nos cantos ainda colei umas quantas esferas pequenas, mas isto não é obrigatório!
4. Corte o restante do azulejo de espelho quadrado em pedaços mais pequenos com tamanhos variados. Normalmente não corto tudo de uma vez só, para que tenha reserva, caso necessite de cortar algo exacto.
5. Comece num canto qualquer. Espalhe cola de madeira (Weldbond ou silicone) sobre uma área de cerca de 8 cm² - apenas o que consegue executar em cerca de 5 minutos. Primeiro coloque as partes nas áreas laterias e verifique se a linha lateral está direita. Eu coloco os pedaços de espelho sobre a madeira até à altura do espelho (afixado lateralmente).
6. Preencha as áreas laterais peça a peça e cole as respectivas peças. Em seguida, pode usar os restantes pedaços para preencher o espaço em aberto entre o espelho redondo e a área envolvente. Corte pedaços mais pequenos, para preencher espaços em aberto. Tente que o espaço entre os pedaços seja o mais pequeno possível, mas certificando-se sempre que continua a existir um espaço! Nenhum pedaço pode tocar directamente noutro!








7. Depois da área estar completamente preenchida, deixe o objecto secar no mínimo durante 24 horas. A cola tem de estar seca, para que possa começar o revestimento.
8. Misture cerca de 200 g de argamassa de revestimento numa relação de 3:1, argamassa:água. A massa deve ser viscosa - água em excesso torna o revestimento bastante difícil! Deixe repousar durante 5 minutos. Se desejar, pode tingir a massa com a ajuda de pigmentos.
9. Eu utilizo uma espátula para espalhar a massa de revestimento. Não espalhe a massa com a ponta da espátula mas sim com um dos lados (necessita de muito menos força e além disso é muito mais eficaz!). Retire constantemente a massa em excesso da superfície (também com a espátula), para que possa controlar as frinjas das juntas. O espelho tem agora muito mau aspecto, mas não se preocupe!
10. Quando terminar, deixe repousar no mínimo durante 30 minutos (até ao máximo de cerca de 60 minutos). Em seguida poderá limpar a superfície com um pano seco.








































Exemplo de gelacas ou flores em gel, vende em lojas de decoração, mercado livre, papelaria, a minha comprei na tok stok