Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Alternativa para blocos de vidro


Garrafas de vidro – umas duas centenas delas, talvez – foram a opção para fechar uma pequena abertura projetada estrategicamente para permitir a entrada de luz natural entre as duas águas do telhado. Assim, depois de receber o sol da manhã e início da tarde, a casa ainda é banhada com a luz que atravessa as garrafas apontadas para o poente.

A técnica é simples. Um pouquinho de cimento serve para estruturar as garrafas de vidro na parede, que vai subindo à medida que as garrafas vão sendo empilhadas. Assentadas inteiras, as peças ficam com as bocas viradas para o lado de fora, de modo que os fundos circulares formam uma espécie de vitral, colorido e bastante iluminado.

O efeito surpreende. Mesmo nos dias nublados a luz penetra e colabora para a economia de energia elétrica. Sem falar que a parede fica bonita, atraente e bem econômica.

Quer uma comparação? Sabe aqueles tijolos de vidro? Então, cada um deles custa, pelo menos, uns R$ 10 (o colorido é ainda mais caro). Cada garrafão de 5 litros tirado do depósito de Piracaia saiu por R$ 0,50!
Bioconstrução para mim é isso. É inventar, criar com aquilo que se tem por perto. É desconstruir conceitos obsoletos e verdades inquestionáveis criadas para impulsionar o consumo de materiais novos. Gostei muito do resultado e recomendo a todos. Bom para o planeta, bonito e barato. Que tal?

Outras fotos para se inspirar:


Um restaurante com parede de garrafas




Banheiro com garrafas



Paredes com garrafas

Esse não é feito de garrafa e sim das pedras de vidro, coloquei uma foto aqui para terem ideia do original







9 comentários:

  1. amei as ideiassss!!!! queremos maisss!
    parabens pela iniciativa!
    sorte e sucesso
    grande abraço
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. É muito linda a ideia, mas tenho uma dúvida: utilizando as gafas com a boca pra foca, quando chove forte não acaba entrando água nas garrafas e acumulando???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as garrafas são cortadas ao meio ou na espessura da parede e unidas 2 fundos, tem gente q faz com garrafa inteira só q o lado da boca da garrafa fica feio, um barbante com álcool enrolado na garrafa e fogo esquente o lugar do corte, depois é só colocar a garrafa na agua fria q ela "trinca" no lugar certo isso para quem n tem cortador de vidro, um dia q tiver com tempo ponho um pap aqui, fica muito bonito.

      Excluir
  3. como postei acima, tem q cortar a garrafa e unir 2 fundos iguais.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da ideia é bastante criativa mas pergunto se a boca da garrafa que fica aberta pode entrar bichinhos o que fazer ? tenho um muro no quintal e quero levantar um metro sem preder a claridade e para evitar os pombos da casa ao lado .Obrigada Marta Silva

    ResponderExcluir
  5. E muita criatividade...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Muitas ideias maravilhosas que favorecem a construção sustentável, nos ajudando a viver melhor no nosso Planeta.

    ResponderExcluir