Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pequeno e economico chalé






Construído em 6 meses por R$ 25 mil, o chalé se transforma no desejado refúgio branco no meio de mata nativa no interior paulista.

A moradia fica num ponto com ótima vista. O paisagismo
- com pergolados, plantas e muros de pedra - evitou descaracterizar o lugar.

Deus deu uma mão; o arquiteto, outra. Assim nasceu o chalé do Sítio Jequitibá, numa área de 135 mil m2 na região de São Carlos, SP. Como havia ali nascentes de água, mata nativa, fauna e morros com visão privilegiada, o profissional procurou ser o mais discreto possível para complementar a obra. Empenhado ainda em torná-la barata e elegante, iniciou a construção com blocos estruturais de concreto armado, reduzindo despesas com fôrmas e madeiramento. Em seguida, elaborou uma lista de materiais de acabamento (piso, louças, metais) de preço baixo, sem abrir mão da qualidade. "A idéia era edificar um ambiente aconchegante, porém despojado", explica o arquiteto paulista Leandro Rodolfo Schenk, que trabalhou com a esposa e sócia, Luciana Schenk. Ele recrutou mão-de-obra no próprio lugar, fez encomendas em cidades vizinhas e literalmente não carregou nas tintas. "Apenas valorizei o que já existia", diz.
Dicas de economia
Alvenaria estrutural. Feitas com blocos de concreto armados com ferro na obra,
as paredes sustentam a cobertura. O sistema requer boa mão-de-obra.
Blocos aparentes. Eles receberam apenas pintura acrílica no acabamento, interna e externamente. Nada de massa ou reboco.
Mão-de-obra local. Escolheu-se um mestre-de-obras bastante capacitado da região
e ele recrutou os trabalhadores na cidade.
Acabamentos em oferta. Pisos, louças e metais são de primeira - mas de linhas em promoção.
Azulejos a meia-altura. No banheiro e na cozinha, eles forram a metade das paredes; acima disso, há reboco e pintura. Isso permitiu cortar os blocos e embutir a hidráulica sem complicações.
Elétrica escondida. Além de passar pelo forro, os conduítes cruzam o chalé dentro dos blocos de concreto e sob o piso. O arquiteto julgou mais econômico fazer assim do que usar canaletas aparentes, de tubo galvanizado.
Nichos. O guarda-roupa e o nicho da geladeira e da despensa são feitos com blocos e lajes de concreto armado, rebocados e pintados.

5 comentários:

  1. Nooossa! Ficou lindo demais... e pra completar me inspirou ainda mais na construção dos 3 chalés que farei no meu sítio em Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do projeto, muito prático e funcional.

    ResponderExcluir
  3. Adorei este projeto! Muito bom gosto.

    ResponderExcluir