Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

Azulejo colorido falso

Passeando pela net encontrei um site com um trabalho muito legal sobre como modificar azulejos sem muitos gastos, principalmente se a casa é alugada.

1- A escolha dos desenhos.

Pra começar, você deve escolher quais desenhos você quer usar. Eu fiz uma misturada total com figuras que eu gosto. Mas você pode escolher só um estilo ou até usar somente 2 figuras, intercalando as duas como um tabuleiro de xadrez, sabe?

Todas as imagens que eu usei nos meus azulejos eu peguei do Google. Dicas de palavras-chave para a pesquisa:
Vintage Pattern, Tile, Tile Pattern, Cute Pattern, Bohemian Pattern, Cute Prints, Antique Prints etc.

Mas é claro que essa parte aqui é totalmente livre! Como você vai notar, nem todos os azulejos tem um padrão de estampa. Tem alguns que são figuras mesmo, como o Obama, a banana, a abelhinha... aqui é a sua imaginação quem manda.

2- Medindo seu azulejo.

O meu azulejo mede 15cmx15cm. Então eu formatei o tamanho de cada figura para que ela ficasse num formato quadrado e com essas medidas. É importante que o adesivo fique bem coladinho no rejunte, mas sem cobri-lo, ocupando toda a área do azulejo para dar um aspecto bem real quando o adesivo estiver aplicado.

Não sabe como mexer no tamanho da figura? Aqui você fica sabendo, lembra desse post?

3- Vamos baratear a coisa

Para baratear a impressão, coloquei todos os quadradinhos, um do lado do outro, para que a impressão saia em uma única folha de 1,05mx1,05m.
Na gráfica, você deve pedir impressão em adesivo vinil colorido, nesse formato.


O adesivo em vinil tem uma camada protetora, tipo um verniz, que vai permitir que você limpe depois o azulejo com um pano húmido, sem estragar a impressão.
Eu paguei R$60 nessa folha grandona e nela cabem 49 quadradinhos. A maioria das gráficas da esquina fazem esse tipo de impressão e nesse tamanho.

Dica: na própria gráfica, você já pode pedir para eles refilarem os adesivos! Assim, você já volta pra casa com todos eles cortadinhos. Isso te poupa tempo e garante que o corte entre eles fique bem acabado!

4- Agora que a brincadeira começa!

Antes de colar o adesivo, limpe bem a parede com álcool ou um desengordurante. Isso garante a aderência do adesivo.
Agora é mamão com açúcar, né? Mais fácil que colar figurinha no álbum! Como a área é pequena, você não precisa se preocupar tanto com bolhas nem usar uma espátula. Eu não usei. Mas se você quiser garantir, vai em frente!



5- O acabamento é tudo

É possível que você tenha que refilar alguns azulejos, como eu fiz. Basta usar um estilete e pronto. Não tem nem o que explicar muito! O corte é fácil e é quase impossível você fazer besteira nessa parte.
Se você quiser, pode medir a área antes, recortar o adesivo com uma tesoura e já colá-lo com o tamanho certo. Mas eu preferi colar tudo e depois ajustar as sobras com estilete.

6- Trabalho pronto, missão cumprida e dancinha da vitória.





Link do arquivo com as imagens usadas para quem quer os mesmos desenhos está aqui.

Foi nesse blog que encontrei esse belo trabalho:
http://casadecolorir.blogspot.com/2011/02/azulejos-coloridos.html

2 comentários:

  1. Que idéia ótima!!!! Ficou lindo, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. cara valeu te me ajudaste mt na feira de ciencias bjao pra ti

    ResponderExcluir